.
VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER

VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER

A violência domestica

CONCEITO E DANOS 

A violência doméstica se faz presente no mundo todo e atinge mulheres de todas as classes sociais, raça, religião entre outros aspectos subjetivos, por tal motivo é muito importante compreender o que de fato se caracteriza como violência doméstica e violência contra a mulher. Pode se alegar violência contra a mulher qualquer ato que prejudique e cause danos a mesma seja em escala, fisica, psicologica, patrimonial (financeira)  ou até mesmo a privação de liberdade. Ameaças também são consideradas como uma violência. Uma pesquisa realizada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) no ano de 2013 traz um levantamento de que uma porcentagem de que 35% das mulheres no mundo já foram vítimas de algum tipo de violência, seja ela de cunho psicólogico, sexual, físico, entre outros ( PEDROZA E ZANELLO, 2016).

Existe um grande esteriotipo de que mulheres são passivas e frágeis, e por tais pensamentos não paramos para pensar que a violência doméstica está presente em relações homoafetivas também, e não deixa de ser menos dolorosa e causar grandes danos em grande escala as vitimas.

O reflexo da violência contra mulher em sua saúde mental apresenta resultados danos mentais como depressão que se caracteriza como doença, esse resultado foi apresentado em 42 estudos (artigos) á também presença de transtornos pós-traumáticos em 14 estudos realizados, outros estudos também apresentam ansiedade suicídio e autoextermínio, é possível identificar a relação da violência e saúde mental resultando em transtornos, em muitos casos os danos podem duram anos ou a vida toda, e as vitimas precisam ser acompanhadas por profissionais de diversas areas, seja assistência social, psiquiatria e psicologos. 

 

COMO A PSICOLOGIA PODE CONTRIBUIR ? 

Os psicólogos têm todo o respaldo para atuar diante destas questões da melhor maneira possível, com princípios éticos e políticos norteando o atendimento, a questão de formalização de denúncia ainda sim é uma opção indvidual da cliente/paciente o dever do psicologo é informar que existe canais para que sejam realizados boletins de ocorrecia e afins. O profissional de psicologia vai fazer parte da estruturação da rede de apoio que toda e qualquer mulher em situação de violência precisa, para que só dessa forma e com esse amparo consiga ter forças e volte a enxergar novas possibilidades para sua vida, dessa forma de maneira saúdavel e construtiva. 

Em última analise o papel do psicologo frente a vítimas de violência doméstica e de suma importância sendo esse profissional indispensável para o processo de recomeço de mulheres que desejam quebrar os ciclos de agressões vividos, e para que consigam ter relacionamentos futuros saudáveis, livres de qualquer tipo de violação de direitos.

 

VOCÊ NÃO ESTÁ SOZINHA - BUSQUE AJUDA 

Mapeamento de serviços de apoio a mulher

Delegacia da mulher em Londrina (Instagram)

Juizados de violência doméstica e familiar

 

"As violências repetem-se em todos os aspectos de suas vidas. Começam devagar, como abdicar de um desejo para atender ao desejo do outro. Depois, submetem-se às palavras mal-ditas e em seguida seus corpos se colocam passivamente, mas não sem consentimento, disponível para a colocação em ato do pior. E nos piores dos casos, o limite chega a ser a morte literal".

 Compartilhe nas redes sociais

Leituras importantes